Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A MANUTENÇÃO DA SUA SAÚDE E DE SEU SORRISO!

A saúde periodontal (gengival) é fator importantíssimo para manter a saúde como um todo.

A doença periodontal é o segundo maior problema de saúde bucal dos país, inúmeras infecções sistêmicas estão associadas à doença periodontal como: infecções cardíacas, respiratórias, renais, diabetes, entre outras.

Muitos estudos apontam relações diretas entre doença periodontal e abortos no primeiro trimestre da gravidez e ainda nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

O processo de desenvolvimento da doença periodontal inicia-se pelo acúmulo da placa bacteriana, biofilme que aderido à superfície dental forma uma massa de bactérias que se não removido através da escovação promove o contínuo crescimento de microrganismos, causando o processo inflamatório denominado gengivite.

Um dos primeiros sintomas da doença é a presença de inchaços na gengiva de cor vermelha intensa e sangramento durante a escovação.

Uma vez estabelecida a gengivite e sem que haja interferência na contínua formação do biofilme bacteriano, através da correta higienização ocorre o acúmulo de tártaro e pode se desenvolver um quadro de Periodontite.

A periodontite é uma inflamação que vai além da gengiva, alcançando o tecido ósseo subjacente, o ligamento periodontal e o cemento radicular formando a bolsa periodontal e ocasionando perda óssea.

Quando não tratada, gera retração gengival, sensibilidade, abscessos, alteração da posição dos dentes e do encaixe entre os mesmos, mobilidade e consequentemente a perda do elemento dental, ou seja, alterações na estética do sorriso e na qualidade de vida, pois sua mastigação e qualidade de digestão serão abaladas.

O tratamento preventivo, com consultas regulares, é a melhor solução para se manter afastado da doença periodontal, por isso estabelecemos um foco educacional desde a primeira consulta, através de questionário minucioso, check up digital, fotos e avaliação clínica, determinamos o seu risco à doença e iniciamos o combate à mesma, primeiramente com orientação da correta higiene oral, através do uso de escovas, fio dental, enxaguatórios, executamos o tratamento necessário e após a finalização, a proposta é de controle periódico para que a doença não se estabeleça novamente, prevenir é o melhor para garantia de um sorriso saudável!

A Periodontia não está só relacionada ao tratamento de doenças, também cuida da estética e harmonia do sorriso, através de alinhamento e nivelamento gengival, cirurgias para restabelecimento da linha do sorriso, recobrimento de recessões gengivais e é fator determinante no resultado do seu tratamento estético restaurador.